segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que pensar antes de ter um blog corporativo

Tudo começou aqui por causa dos blogs corporativos, com o objetivo de entendê-los e estudá-los. Daí ampliamos o projeto para as redes sociais em geral e o twitter, queridinho do momento, tomou todo o espaço dos blogs.

Então, atualizando minhas leituras vi um post no A quinta Onda com quinze coisas para se pensar antes de fazer um blog corporativo. Como já dissemos aqui, na primeira etapa do projeto, participar de uma rede social não pode ser uma atitude banal nem sem objetivos. Ou, como diria a Carolina Terra, não pode ser por simples modismo ou tendência.

Já cansamos de falar aqui que para uma empresa se lançar na web 2.0, deve ter objetivos definidos, frequência de postagens, público-alvo definindo e abertura para o diálogo. Porém, alguns pontos eu achei muito interessante e poucas vezes foram comentados. Eles são:

9 – Não seja arrogante ou dono da verdade

A principal característica da comunicação digital é a possibilidade de diálogo. Na verdade, o antigo espectador passa a ser também provedor de conteúdo. E aí está o perigo de uma empresa que acredita ser dona da verdade. Ela não pode mais falar aquilo que quer pois, como diria o ditado, pode ouvir o que não quer. É necessário dar espaço ao público e prestar atenção com suas necessidades.

Tudo isso que foi falado também entra em um outro ponto que achei interessante da lista:

12 – Aprenda com o blog. O seu público sempre vai ter algo a dizer que pode ajudar a melhorar seu produto/serviço.

Por último, talvez um tema que assuste muito as organizações:

13 - Esteja pronto para uma crise. O mesmo espaço que você tem com o seu público para emitir e receber coisas positivas, está disponível também para temas negativos, em momentos de crise. Esteja preparado para dar respostas e esclarecimentos sobre assuntos delicados.



sábado, 25 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Vivo na rede

Em busca no twitter pela #Vivo, é invitável encontrar mil reclamações. Operadora de telefone tem desses problemas, principalmente pelo atendimento que costuma sempre ser péssimo.Porém, um resultado da busca me chamou a atenção:

@mneubert: Rá, o @vivoemrede me mandou uma DM quase que imediatamente após um questionamento que fiz. Mais um ponto pra #Vivo :)

Parabéns para a Vivo! A operadora mostra, na prática que já se ligou no poder das rede sociais.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Investir em mídia social amplia receita das empresas


Há meses falamos aqui no blog da importância de uma empresa participar das redes sociais... Ou, pelo menos, ficar por dentro do que seus consumidores falam dela. Sim! O seu público fala de você na web, bem e mal!

O portal Terra divulgou, nessa terça-feira, uma pesquisa da Altimer Group e Wetpaint que relaciona o investimento em mídias sociais à melhora dos resultados e receitas das empresas. Segundo o estudo, as companhias com maior engajamento social tiveram resultados financeiros positivos.

Como muitos gestores pensam logo em números, investimentos em redes sociais ajudaram empresas a crescer, em média, 18% nos últimos 12 meses. Já as companhias menos engajadas diminuíram 6%, em média, no mesmo período.

No topo da lista das empresas mais presentes nas redes estão a rede de cafeterias Starbucks, seguida pela Dell, eBay, Google e Microsoft. A Dell tem uma presença super interessante nas redes aqui no Brasil e merece um post especial. A pesquisa considerou na pesquisa blogs, Facebook, Twitter, wiki e fóruns das 100 empresas mais valiosas do mundo segundo a Business Week.

E olha que lindo: As empresas que tiveram as melhores posições no ranking tinham uma equipe, mesmo que pequena. dedicada para a atividade de mídia social.

Agora ficamos aqui, na torcida para que esta informação chegue aos gestores de comunicação das empresas e se toquem com a nova realidade da comunicação corporativa!