segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que pensar antes de ter um blog corporativo

Tudo começou aqui por causa dos blogs corporativos, com o objetivo de entendê-los e estudá-los. Daí ampliamos o projeto para as redes sociais em geral e o twitter, queridinho do momento, tomou todo o espaço dos blogs.

Então, atualizando minhas leituras vi um post no A quinta Onda com quinze coisas para se pensar antes de fazer um blog corporativo. Como já dissemos aqui, na primeira etapa do projeto, participar de uma rede social não pode ser uma atitude banal nem sem objetivos. Ou, como diria a Carolina Terra, não pode ser por simples modismo ou tendência.

Já cansamos de falar aqui que para uma empresa se lançar na web 2.0, deve ter objetivos definidos, frequência de postagens, público-alvo definindo e abertura para o diálogo. Porém, alguns pontos eu achei muito interessante e poucas vezes foram comentados. Eles são:

9 – Não seja arrogante ou dono da verdade

A principal característica da comunicação digital é a possibilidade de diálogo. Na verdade, o antigo espectador passa a ser também provedor de conteúdo. E aí está o perigo de uma empresa que acredita ser dona da verdade. Ela não pode mais falar aquilo que quer pois, como diria o ditado, pode ouvir o que não quer. É necessário dar espaço ao público e prestar atenção com suas necessidades.

Tudo isso que foi falado também entra em um outro ponto que achei interessante da lista:

12 – Aprenda com o blog. O seu público sempre vai ter algo a dizer que pode ajudar a melhorar seu produto/serviço.

Por último, talvez um tema que assuste muito as organizações:

13 - Esteja pronto para uma crise. O mesmo espaço que você tem com o seu público para emitir e receber coisas positivas, está disponível também para temas negativos, em momentos de crise. Esteja preparado para dar respostas e esclarecimentos sobre assuntos delicados.



Um comentário:

  1. Oi, gente, bem legal o tema do blog de vocês. Um blog corporativo tem que ser muito bem planejado, implementado e avaliado para ter sucesso e servir como plataforma de comunicação organizacional. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

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