Há meses falamos aqui no blog da importância de uma empresa participar das redes sociais... Ou, pelo menos, ficar por dentro do que seus consumidores falam dela. Sim! O seu público fala de você na web, bem e mal!
O portal Terra divulgou, nessa terça-feira, uma pesquisa da Altimer Group e Wetpaint que relaciona o investimento em mídias sociais à melhora dos resultados e receitas das empresas. Segundo o estudo, as companhias com maior engajamento social tiveram resultados financeiros positivos.
Como muitos gestores pensam logo em números, investimentos em redes sociais ajudaram empresas a crescer, em média, 18% nos últimos 12 meses. Já as companhias menos engajadas diminuíram 6%, em média, no mesmo período.
No topo da lista das empresas mais presentes nas redes estão a rede de cafeterias Starbucks, seguida pela Dell, eBay, Google e Microsoft. A Dell tem uma presença super interessante nas redes aqui no Brasil e merece um post especial. A pesquisa considerou na pesquisa blogs, Facebook, Twitter, wiki e fóruns das 100 empresas mais valiosas do mundo segundo a Business Week.
E olha que lindo: As empresas que tiveram as melhores posições no ranking tinham uma equipe, mesmo que pequena. dedicada para a atividade de mídia social.
Agora ficamos aqui, na torcida para que esta informação chegue aos gestores de comunicação das empresas e se toquem com a nova realidade da comunicação corporativa!
Quanto mais envolvimento, mais engajamento, mais preocupação com o cliente que se sente satisfeito e volta a comprar. O círculo se torna virtuoso e por isso as empresas que mais se relacionam nas mídias sociais são aquelas que mais faturam. Também falei sobre isso no MLOG: http://www.opedefeijao.com.br/2009/07/22/investir-em-midia-social-amplia-receita-de-empresas/.
ResponderExcluirAbraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog