segunda-feira, 29 de março de 2010

Erros que você não deve cometer em um Twitter corporativo

O Israel Scussel Degásperi, traduziu um artigo para o Imasters e acrescentou a ele suas opiniões. Ficou tão interessante que resolvi (com as devidas autorizações, claro) replicá-lo aqui. Acompanhe então os 15 erros que você não deve cometer em um Twitter Corporativo. Afinal, atrás de uma marca no Twitter sempre tem uma pessoa, de carne e osso.


01. Pouca atividade

Estimativas mostram que de 25% a 30% das contas criadas no Twitter não têm nenhum tweet, ou tem apenas um. Não é de se surpreender que essas contas não chamem atenção, não é mesmo? Essa inatividade deixa claro que você desistiu do Twitter.

02. Buscar seguidores desesperadamente

Este é um erro clássico e acontece muito por aí, inclusive em contas de agências digitais. Se você sair seguindo muitas pessoas desesperadamente e apenas alguns seguirem de volta, dará a nítida impressão que você só quer aumentar o número de seguidores. Tenha foco no conteúdo! Através dele você terá seus seguidores, de forma natural.
03. Twittar demais

Se este é o seu caso, saiba que você pode irritar seus seguidores. Agora, já aconteceu comigo de um seguidor estressadinho reclamar que eu estava twittando demais. Mas estava mandando links relevantes sobre mídias sociais e estava seguindo a proposta da minha conta no Twitter. Mesmo assim, não escapei de ouvir "Ei, sei que vc está empolgado, mas ta enchendo minha timeline". Fiquei chateado e não respondi... Fica a dica que tudo em excesso é chato e que você também nunca conseguirá agradar a todos.

04. Autopromoção em excesso

Se você só enviar tweets sobre você, sobre sua marca, exaltando suas qualidades, prêmios, produtos em oferta e como você tem o menor preço a todo tempo, você (ou seja, sua marca) será considerado um chato e, pior, desvalorizará sua marca/produto perante seus clientes/seguidores. Tome cuidado, responda perguntas sobre seu produto por mensagens diretas (DM), utilize boas maneiras e seu bom comportamento será percebido entre seus seguidores. Um ou dois tweets sobre seus produtos entre dez ou quinze será aceitável. Uma outra dica é assumir e indicar com uma hashtag quando estiver fazendo uma promoção, algo do tipo , #oferta ou, dependendo do caso, uma específica com o nome ou mote da promoção.

05. Estabeleça diálogos

Pode ser tentador para uma empresa que acabou de entrar no Twitter enviar muitos tweets falando unicamente da empresa e de seus projetos, como se assim justificassem o investimento, no caso de designar um profissional apenas para mídias sociais. Vá com calma, escute o que seus seguidores têm a dizer e converse.

Responda às perguntas, lembre-se de que a dúvida de um frequentemente será a de outros. Demonstre interesse no que seus seguidores falam e, o mais importante, não demore mais de um dia para responder. Responder em algumas horas é um bom diferencial, demonstra que você tem o Twitter para sua empresa planejado, que existe alguém para cuidar disso. Ah, e o seu "sobrinho" não serve. Costumo sempre citar este exemplo do sobrinho... A pessoa que estiver por trás do Twitter deve estar a par de tudo o que acontece na empresa. Responder pelo Twitter que vai passar para o setor responsável de pouco ou nada adianta.

06. Não ajudar os outros

Agir como um conector ou se dispor a resolver problemas que talvez nem sejam pertinentes à sua empresa ou cargo pode lhe trazer seguidores fiéis. Seja simpático, ajude no que puder. Se sua empresa não tem determinado produto ou serviço, indique quem o tenha. Ou alguém que saiba do assunto. Haja como uma ponte, faça a intermediação desse contato. Essa é a parte mais difícil de se fazer. Mas se você resolver ou ajudar a pessoa naquele momento, ela se lembrará de você, com certeza. Eu já fiz muito isso e, garanto, traz resultados. Se não souber, seja sincero e diga na hora, não fique enrolando.

07. Não misture negócios com prazer

Misturar negócios com prazer pode dar certo depois que sua empresa estiver muito bem estabilizada. A princípio, não faça isso. Tenha uma conta pessoal e defina os assuntos particulares ou de lazer para esta conta. Todo o resto que for sobre negócios, envie pela conta corporativa. Senão você estará assumindo que não consegue separar sua vida pessoal dos negócios, e isso pode afetar sua credibilidade.

08. Avatar impessoal

Sim, a marca e o nome da sua empresa são importantes, mas o Twitter (e as mídias sociais) são sobre pessoas. As pessoas, quando vão falar com uma marca, gostam e precisam saber com quem estão falando. Crie um avatar com uma imagem pessoal do responsável pela conta. Ou descreva na Bio quem é o responsável por aquela conta corporativa.

09. Não desperdice o espaço do seu background

O Twitter permite que você use os espaços ao lado da sua timeline. Nela você pode acrescentar outras redes sociais que a empresa participa, um email de contato, um telefone. Utilize este espaço com sabedoria.

10. Acompanhe seu Twitter com regularidade

De nada adianta você ter uma conta no Twitter da sua empresa e demorar uma semana para responder à dúvida de um cliente. O prazo máximo para as demandas que chegam pelo microblog deve ser de um dia. Crie uma rotina e siga à risca. Quando não puder cumpri-la, avise aos seus seguidores.

Eu, sinceramente, não consigo estar no notebook, conectado à internet, sem estar logado no Twitter. O Twitter fica aberto direto. Claro que quando o assunto não é urgente, ou no caso de um followfriday, por exemplo, normalmente espero acumular alguns para responder a todos num tweet só.

Escolher um bom cliente de Twitter ajuda nessa tarefa.

11. Ofereça vantagens aos seus seguidores

Mas cuidado!! O sorteio de prêmios e brindes para metas de seguidores é uma faca de dois gumes. Existem muitas maneiras de se mensurar o sucesso de uma ação no Twitter. Tome cuidado em pensar apenas nos números. As pessoas podem criar perfis falsos apenas para participar de promoções e ganhar os brindes. Isso trará nenhum valor para sua conta corporativa.

Acho bacana ações em que os seguidores interagem com a marca. Sugestões de pautas para o blog, concursos culturais com frases, vídeos ou fotos causam merecimento no prêmio. Pesquisas interativas, como a escolha da gravata do @realwbonner, são muito mais efetivas para o relacionamento com o cliente/seguidor, pois você também passa a ouvi-los.

12. Use o Twitter para pesquisa

Dê um search pelo nome da sua marca, ou pelo produto que você vende, e saiba o que estão falando. Às vezes dicas muito úteis podem surgir para você neste simples ato. Pergunte o que pode ser melhorado em seu produto. Não fique apenas pedindo elogios, se tudo estiver certo demais, fique preocupado.

13. Retuite

Leia sua timeline, opine sobre a questão que seus seguidores estão comentando. Tome cuidado apenas para não expressar uma opinião muito polêmica, pois sua opinião representará a da marca ou empresa. Seja responsável. Mas se você ler um tweet com o qual concorda, retuite. Acrescente uma opinião. Lembre-se do conteúdo, que foi citado anteriormente.

14. Compartilhe informação

Se você estiver participando de alguma palestra ou evento, tuite frases que lhe chamam mais a atenção. A ideia de compartilhar informação é um excelente uso do Twitter. Da mesma maneira, se você descobriu algum macete bacana, ou algum programa que facilite suas tarefas diárias, compartilhe, pode ser útil para outras pessoas também.

15. Cite sempre suas fontes

Peço licença pra citar uma frase que minha mãe sempre me falava, que ela ouvia da mãe dela, minha avó, e que você também já deve ter ouvido muito: mentira tem perna curta! Na internet, especialmente. Jamais tente se apropriar de um tweet, post em blog, ideia. Inevitavelmente, uma hora ou outra, alguém vai descobrir. Seja transparente. Errou? Assuma o erro, se possível na hora. É melhor saberem do erro por você do que ouvirem falar de um outro alguém... você evita o buzz e as más consequências, que podem ser catastróficas.

O link do artigo original eu vi em um tweet do Diego Remus. Siga-me no Twitter, @idegasperi. E não deixe de comentar aqui, vamos ampliar essa discussão.

Um comentário:

  1. HAHAHA. Depois de ter esse texto pensei num twitter corporativo específico.

    Camilinhaaaaaaaaaaaa, vc tem UMA chance de acertar de quem estou falando.


    HAHAHAHA.

    Beijo!

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