O Twitter publicou no blog, na semana passada, quais foram os assuntos mais citados nas mensagens de 140 caracteres em 2009.
De acordo Abdur, o profissional responsável por pesquisas no Twitter, os Trending Topics, ou assuntos mais comentados no microblog, ajudam a entender o que está acontecendo no mundo. Além disso, ele disse que estes assuntos mostram que é possível unir as pessoas de vários países em torno de eventos importantes.
A classificação foi dividida em Novos eventos, Pessoas, Filmes, Programas de TV, Esportes, Tecnologia e Hash Tags.
Como era de se esperar, Michael Jackson foi a personalidade mais citada no Twitter em 2009, seguido de Susan Boyle. O evento mais comentado foi a eleição no Irã, seguida da Gripe suína e o filme mais citado foi Harry Potter.
Confira a lista completa (em inglês):
Novos eventos
1. #iranelection
2. Swine Flu
3. Gaza
4. Iran
5. Tehran
6. #swineflu
7. AIG
8. #uksnow
9. Earth Hour
10. #inaug09
Pessoas
1. Michael Jackson
2. Susan Boyle
3. Adam Lambert
4. Kobe (Bryant)
5. Chris Brown
6. Chuck Norris
7. Joe Wilson
8. Tiger Woods
9. Christian Bale
10. A-Rod (Alex Rodriguez)
Filmes
1. Harry Potter
2. New Moon
3. District 9
4. Paranormal Activity
5. Star Trek
6. True Blood
7. Transformers 2
8. Watchmen
9. Slumdog Millionaire
10. G.I. Joe
Programas de TV
1. American Idol
2. Glee
3. Teen Choice Awards
4. SNL (Saturday Night Live)
5. Dollhouse
6. Grey
7. VMAS (Video Music Awards)
8. #bsg (Battlestar Galatica)
9. BET Awards
10. Lost
Esportes (Times, Eventos, Competições)
1. Super Bowl
2. Lakers
3. Wimbledon
4. Cavs (Cleveland Cavaliers)
5. Superbowl
6. Chelsea
7. NFL
8. UFC 100
9. Yankees
10. Liverpool
Tecnologia
1. Google Wave
2. Snow Leopard
3. Tweetdeck
4. Windows 7
5. CES
6. Palm Pre
7. Google Latitude
8. #E3
9. #amazonfail
10. Macworld
Hash Tags
1. #musicmonday
2. #iranelection
3. #sxsw
4. #swineflu
5. #nevertrust
6. #mm
7. #rememberwhen
8. #3drunkwords
9. #unacceptable
10. #iwish
domingo, 27 de dezembro de 2009
Twitter divulga tópicos mais comentados no microblog em 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Willian Bonner fala sobre Twitter
Pois é, para os críticicos das redes sociais , a entrevista abaixo mostra o poder de aproximação que essas ferramentas possuem. Como o Willian mesmo afirma, o Twitter não é 100% confiável e nem verdade absoluta - e nós concordamos plenamente. Porém, ele se tornou inegavelmente uma ferramenta muito importante na comunicação. Principalmente na comunicação das empresas que buscam a melhor forma de interagir com o público. ( né, Vivo?)
Em breve nova versão do nosso Projeto ali do lado. Tá ficando ótimo (modéstia a parte) =D.
sábado, 19 de setembro de 2009
Atualizando...
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Virtual vs. Real
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Mas, vamos com calma né?
O Ministério do "Caiu na Rede? É peixe!", adverte
Mídias sociais demais, podem causar danos à saúde (da sua empresa).
Muito se fala hoje sobre redes sociais e aproximação entre as empresas e seus públicos. Sites como Twitter, Facebook e Orkut - dentre vários outros - se mostram como ferramentas cada vez mais eficientes para promover o diálogo, identificar problemas e formular soluções.
No entanto, é necessário ter cautela. Nem tudo é o que parece ser. E fingir ser o que não é pode ser ainda pior. Um dia a máscara caí e com ela, a credibilidade (e faturamento) da sua empresa.
Lembre-se: as redes sociais não são os únicos instrumentos de comunicação existentes, portanto, utilize-as com moderação.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
O que pensar antes de ter um blog corporativo
Tudo começou aqui por causa dos blogs corporativos, com o objetivo de entendê-los e estudá-los. Daí ampliamos o projeto para as redes sociais em geral e o twitter, queridinho do momento, tomou todo o espaço dos blogs.
Então, atualizando minhas leituras vi um post no A quinta Onda com quinze coisas para se pensar antes de fazer um blog corporativo. Como já dissemos aqui, na primeira etapa do projeto, participar de uma rede social não pode ser uma atitude banal nem sem objetivos. Ou, como diria a Carolina Terra, não pode ser por simples modismo ou tendência.
Já cansamos de falar aqui que para uma empresa se lançar na web 2.0, deve ter objetivos definidos, frequência de postagens, público-alvo definindo e abertura para o diálogo. Porém, alguns pontos eu achei muito interessante e poucas vezes foram comentados. Eles são:
9 – Não seja arrogante ou dono da verdade
A principal característica da comunicação digital é a possibilidade de diálogo. Na verdade, o antigo espectador passa a ser também provedor de conteúdo. E aí está o perigo de uma empresa que acredita ser dona da verdade. Ela não pode mais falar aquilo que quer pois, como diria o ditado, pode ouvir o que não quer. É necessário dar espaço ao público e prestar atenção com suas necessidades.
Tudo isso que foi falado também entra em um outro ponto que achei interessante da lista:
12 – Aprenda com o blog. O seu público sempre vai ter algo a dizer que pode ajudar a melhorar seu produto/serviço.
Por último, talvez um tema que assuste muito as organizações:
13 - Esteja pronto para uma crise. O mesmo espaço que você tem com o seu público para emitir e receber coisas positivas, está disponível também para temas negativos, em momentos de crise. Esteja preparado para dar respostas e esclarecimentos sobre assuntos delicados.
sábado, 25 de julho de 2009
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Vivo na rede
@mneubert: Rá, o @vivoemrede me mandou uma DM quase que imediatamente após um questionamento que fiz. Mais um ponto pra #Vivo :)
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Investir em mídia social amplia receita das empresas
terça-feira, 23 de junho de 2009
Cannes
"As empresas, por sua vez, perceberam que podem seguir seus clientes pelo Twitter. Assim que um usuário informa, por exemplo, que está entrando num avião da Jet Blue, a companhia aérea entra em contato com ele dando ou pedindo informações. "Há uma padaria que fala das fornadas quentinhas e um fabricante de torta que aumentou suas vendas de 15% a 20% quando seus clientes passaram a saber qual era o sabor do dia", diz Stoner [Biz Stoner, cofundador do Twitter].
Além de começar a ter receita com as buscas, o Twitter pensa em cobrar uma taxa pelo uso que empresas como PepsiCo e Starbucks fazem do serviço. Ou mesmo por algumas fotos postadas. "A criatividade é um recurso renovável, e é possível experimentar novos usos para o Twitter", afirma Stoner."
A reportagem de Cristiane Barbieri nos dá ainda mais segurança de que a escolha do tema de nosso projeto foi a melhor.
=)
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Social Minas - Considerações
O formato do evento foi bem interessante. Foram duas apresentações individuais e uma mesa redonda que discutia o tema. Entro em detalhes sobre cada um deles abaixo.
A primeira palestra foi com o André Fonseca que deu um apanhado geral do que é uma rede social com alguns exemplos, dos mais conhecidos: Orkut, twitter, Facebook, Myspace... Alguns números das redes sociais foram apresentados.
Um ponto muito interessante da sua apresentação foi quando André apresentou quais são os pilares para uma atuação corporativa nas redes: Monitoramento, relacionamento e produção de contéudo.
Não só na palestra de André Fonseca, mas durante todo o evento foram citados exemplos bem sucedidos de empresas que atuam nas redes. Os mais comentados foram, sem dúvidas a Dell que aumentou consideravelmente o volume de vendas com promoções exclusivas no twitter - merece um posto exclusivo - e a Tecnisa, que vendeu um apartamento pelo seu blog.
A mesa redonda contou com uma representante de uma agência que trabalha com Social Media, Rachel Horta, Leticia Lira, responsável pela criação de negócios da empresa Vivo e Rachel Camargo, estudiosa do blog Twitter Brasil.
Discussões como a diferença da mídia tradicional para a mídia social, poder de pulverização do twitter e o como utilizar redes sociais como estratégia de comunicação foram feitas pelo grupo.
Muito foi falado sobre planejamento, monitoramento e presença constante. Para Rachel Horta, é impossível participar das redes sem um planejamento e a defininição de métricas que, segundo ela, são essenciais para mensurar resultados. Os mitos das redes também foram "desvendados".
Algumas dicas:
- Não crie personagens falsos
- Não engane o usuário
- Não "entre onde não for chamado"
- Não censure o conteúdo criado pelo seu público
- Não ignore manifestações dos consumidores
- Pratique publicidade segmentada
- Planeje o gerenciamento de uma possível crise
- Use a linguagem correta para cada canal
A carioca apresentou um case recente e super bem sucedido do desodorante Rexona Teens. A agência Cubo.cc, onde ela trabalha, utilizou da paixão de garotas enlouquecidas pela banda Jonas Brothers com alguns convites para o show que eles fizeram no Brasil para divulgar a marca. Algumas tarefas foram propostas para essas fãs em troca do ingresso.
Em outras oportunidades eu entro em mais detalhes sobre alguns pontos específicos que foram apresentados no evento.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Social Minas
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Encontre seu emprego através do Twitter ou do Orkut
Como sabemos e temos estudado, com a mudança de comportamento de empresas e pessoas devido aos avanços da tecnologia, os sites de relacionamento social são a mais nova arma para quem quer entrar no mercado de trabalho. E além desses já citados no título, Ione fala do My Space, Faccebook e Linkedin.
É uma onda que segundo ela tem bombado especialmente nos Estados Unidos, mas que tem virado moda também aqui no Brasil... empresas começam a utilizar essas mídias para se apresentar ao público ou oferecer vagas de trabalho, enquanto os internautas ficam atentos as novas oportunidades. O contrário também acontece... muitos, assim que perdem o emprego, enviam mensagens ou tweetam mostrando estar fora do mercado de trabalho, podendo assim abrir caminho para uma nova oportunidade.
Um dos exemplos reais contados por Ione, é do publicitário Rafael Venturelli. Hoje, ele atua na área de redes sociais de uma agência de marketing e uma de suas responsabilidades é administrar campanhas para o Twitter, onde conseguiu seu emprego. Segundo ele, "num momento onde o senso de urgência ganhou outro significado, recrutar também pelas mídias sociais significa ir direto ao alvo e atuar com rapidez".
Segundo Eline Kullock, presidente do Grupo Foco, o uso dos sites de relacionamento é cada vez mais importante no processo de recrutamento e conhecimento de um candidato, já que, cada vez mais, as pessoas estarão presentes nas redes e é uma excelente forma de entrar em contato com esses candidatos. Para ela, as empresas devem criar seus processos de comunicação e atração de candidatos pelas redes sociais, mostrando os benefícios de se trabalhar naquela organização específica.
A Foco foi a primeira empresa de consultoria a utilizar esse processo com sucesso e já recruta por mídias sociais há algum tempo, pois entendeu que num momento onde o senso de urgência ganhou um novo significado, comparado a velocidade da luz, recrutar também pelas redes sociais significa ir direto ao alvo, além de ser um excelente espaço para a consultoria identificar para o seu cliente qual a visão que os candidatos tem sobre ele.
domingo, 24 de maio de 2009
E (o santo) Alex Primo disse...
“os interagentes reúnem se em torno de continuas problematizações. As soluções inventadas são apenas momentâneas, podendo participar de futuras problematizações. A própria relação entre os interagentes é um problema que motiva uma constante negociação. Cada ação expressa tem um impacto recursivo sobre a relação e sobre o comportamento dos interagentes. (PRIMO, 2005, p. 13)
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Clique que vai além da banalidade
O Twitter é a nova febre da Internet. Este miniblog, onde o usuário escreve textos de no máximo 140 caracteres, tem agregado adeptos e mais adeptos brasileiros nos últimos anos. Com seu sucesso, surgiu um desafio aos publicitários: como utilizar essa nova ferramenta digital a favor de seus clientes?
O assunto já é pauta para os planejamentos estratégicos desenvolvidos atualmente pela BHTec, agência especializada em mídia digital. De acordo com o diretor Comercial Márcio Augusto Miranda, alguns dos clientes da empresa já possuem seus canais de comunicação via Twitter. “Para o site GuiaBH, criamos um Twitter em que pontuamos algumas informações. Todos os dias, às 11h30, damos dicas de almoço. A pessoa clica no link e observa os detalhes do restaurante recomendado. Por enquanto, as dicas recebem 40 cliques por dia”, conta. Essas dicas podem ser acompanhadas por qualquer pessoa no endereço twitter.com/guiabh, mas somente os seguidores do site podem interagir. Atualmente, o site possui mais de 2 mil seguidores.
Outro cliente da agência para qual foi criado um canal no Twitter é o BH Shopping. “Nos dias que antecederam o Dia das Mães, nós dávamos dicas de presentes para as mamães”, diz Miranda.
Segundo ele, a entrada de uma empresa no Twitter se tornou imprescindível depois que a Rede Globo aderiu à novidade. “Ela criou canais de Twitter para cada programa jornalístico da rede”, explica. Grandes corporações internacionais também utilizam o miniblog, como a Philips, a Dell e a Microsoft.
Uma alternativa que tem sido estudada pelas agências para essa ferramenta é o patrocínio de Twitter de famosos. Quem começou essa história foi a agência paulistana I Think, idealizadora do patrocínio da Telefonica presente no miniblog de Marcelo Tas (jornalista do programa “CQC”, da Band), que possui mais de 58 mil seguidores.
Mas este assunto tem que ser estudado eticamente, segundo Miranda. “Tudo bem exibir a marca do patrocinador ao lado do miniblog. O que não pode é colocar postagens falsas, para agradar a empresa patrocinadora”.
De acordo com Alexandre Estanislau, sócio-diretor de Criação da Bolt Brasil Comunicação Digital, é preciso que as empresas percam o preconceito que ainda há sobre as mídias sociais (aquelas onde há redes sociais, como Orkut e Youtube). Afinal, esses sites representam muito mais do que puro entretenimento. “O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma transmissão da sua posse via X-Treme, uma ferramenta de veiculação de vídeo ao vivo”, comenta.
Estanislau diz ainda que, nos Estados Unidos, o Twitter já ganhou funções múltiplas. “As empresas de segurança têm utilizado isso. Se a casa do cliente é arrombada, a empresa entra em contato por meio desse miniblog”, conta o publicitário, que é usuário da nova ferramenta. “Para mim, o Twitter tem sido de grande utilidade. Hoje pela manhã, recebi um recado por esse site de que a Avenida do Contorno estava totalmente parada. Podia haver um Twitter da BHTrans, onde pudessem ter recados sobre congestionamento”.
Mas não basta ter boas ideias. É importante que os setores de comunicação das empresas estejam antenadas para a nova relação com clientes e usuários de seus produtos. “Antes a empresa anunciava seu produto como o melhor do mundo e cabia às pessoas acreditar naquilo ou não. Agora existem pessoas que falam mal de produtos na Internet em fóruns de discussão e sites de relacionamentos. A Web é hoje um boca-a-boca exponencial”, explica.
A solução para esse problema, segundo Estanislau, tem sido um monitoramento da mídia social na internet por parte das empresas. Hoje há profissionais especializados em navegar a internet para verificar a recepção de um produto ou uma marca e, a partir disso, criar novas estratégias.
Fonte: Jornal Hoje em Dia
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Mudanças no Twitter geram diálogo com os fundadores
Exemplo: "Maria segue João, e vice-versa. Pedro só segue Maria e, por isso, não conseguirá ver em sua própria página as mensagens que ela troca com João". Isso não vale no caso de Pedro, visitar as páginas pessoais de Maria ou João, pois lá, caso o perfil não seja trancado, Pedro poderá visualizar todo o diálogo.
Segundo o cofundador do Twitter, Biz Stone, não fazia sentido os twitteiros receberem em sua página pessoal somente um lado do diálogo, portanto eles optaram por esse tipo de bloqueio.
As citações de outros perfis continuam. Por exemplo, Pedro receberá um em sua página pessoal no Twitter atualizações do tipo: “almoço com @joao no shopping do centro”. Segundo Stone, a continuidade desse tipo de update faz com que as pessoas continuem divulgando outros perfis através de seus updates.
A medida foi classificada como #fixreplies, que foi o termo mais procurado dentro da ferramenta de buscas do próprio site, e parece não ter agradado muito aos usuários.
O outro cofundador do site, Evan Williams, fez um update em sua página pessoal no Twitter dizendo que outras alternativas estão sendo analisadas.
Acredito que a mudança pode ser acertada pois, eu como um usuário, acho estranho quando recebo algumas atualizações que são endereçadas a outras pessoas.
Mas o ponto mais interessante é que, o ditado popular "casa de ferreiro espeto de pau", não valeu para essa situação.
Utilizando-se das opções dadas pelo site, os fundadores puderam avaliar imediatamente as reações dos usuários, discutir outras opções e se mostraram abertos à outras sugestões dos usuários.
Enfim, colocando a polêmica da mudança de lado, a atitude dos fundadores do site é a mais acertada possível e, com essa atitude, mostraram que realmente o Twitter funciona adequadamente para os fins que ele foi criado.
Mais informações aqui.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Contato virtual vs Contato real
É estranho pensar nisso, porque as redes sociais vem crescendo a cada dia mais, e os encontros com os amigos reais vem dimunuindo constantemente.
Nos dias de hoje, as redes virtuais ocupam um papel fundamental para a comunicação entre as pessoas, assim, ele começa a ocupar os espaços deixados pelas relações pessoais face a face.
Em uma aula, um professor de Filosofia perguntou a turma:
- Do que adiante você ter mais de 900 amigos no Orkut, se logo depois que você desligar o computador, você estiver sozinho?
Essa pergunta ainda ecoa na minha mente. Assim consigo fazer uma comparação com o tema deste blog.
Do que adiante uma empresa se comunicar e interagir com seus clientes via redes sociais, se logo após, quando este mesmo cliente desligar o seu computador, a empresa sair de sua vida?
A inovação das tecnologias de internet são muito bem vindas ao mundo de hoje, mas como tudo na comunicação, ou até mesmo na vida das pessoas, não pode ser o unico meio de contato.
Isso é somente uma reflexão, mas talvez faça algum sentido.
Ainda no mundo de hoje, onde não temos tempo para construir ou fortalecer laços pessoais face a face, ainda sim, existe a necessidade da presença física.
As redes sociais são importantes para a comunicação, SIM, mas não podem ser a única ferramenta utilizada. Já que do outro lado existem clientes físicos e não máquinas.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Agência Frog - Atuação efetiva nas mídias sociais
http://www.slideshare.net/alvinerius/apresentacao-frog-midias-sociais-waw-rj-presentation
Esta agência fica no RJ e tem como visão "Ser uma agência referência em comunicação digital no mercado brasileiro, mantendo nosso compromisso com a criatividade, inovação e satisfação do cliente." Seu objetivo é utilizar da melhor forma possível as mídias sociais (blogs, Orkut, Twitter, Facebook etc) como ferramenta de comunicação corporativa, para enfrentar os desafios da sociedade moderna e em constante mutação, ou seja, eles colocam em prática o que estamos estudando! Vale a pena conferir também o site da agência.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Twitter transmite parto ao vivo
Em 19 de maio de 2008 às 09h14
-
quarta-feira, 29 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Cliente de Twitter
Em breve, quando me aprofundar mais sobre o tema, trago mais informações.
domingo, 26 de abril de 2009
E a febre continua
quarta-feira, 22 de abril de 2009
"Redes sociais e celulares são futuro da web", diz 'pai' da WWW
A World Wide Web nasceu há 20 anos e, embora seu crescimento tenha sido "muito rápido, seu futuro é ainda mais amplo e promissor", principalmente nas redes sociais e nos suportes móveis, afirmou seu criador, Tim Berners-Lee, nesta quarta-feira (21), durante o Congresso Internacional WWW2009, que acontece em Madri, Espanha, durante esta semana.
Em um auditório do Palácio Municipal de Congressos de Madri, repleto de especialistas em telecomunicações, o pai da rede expôs suas previsões sobre a Internet em dois âmbitos: suas aplicações em telefonia celular e o desenvolvimento de redes sociais.
Em uma sociedade que atravessa uma crise em nível global, Tim Berners-Lee disse esperar que a web 3.0 --sucessora da atual web 2.0, mãe das redes sociais-- cresça por meio de uma intercomunicação mundial sem precedentes na qual as barreiras idiomáticas serão derrubadas.
Esta ruptura fará com que a sociedade da comunicação se amplie com páginas que tenham um design mais simples, além de mais protocolos de segurança e de uma maior velocidade de acesso e download de todo tipo de arquivo.
Entretanto, Berners-Lee estima que, da forma como a internet se desenvolve atualmente, analisar seu futuro chega a ser um atrevimento --ideia compartilhada pelo vice-presidente do Google, Vinton Cerf.
Web e desenvolvimento mundial
Durante entrevista conjunta concedida na abertura do www2009, que termina na sexta-feira, Berners-Lee e Cerf contaram que, para eles, a web representa "a oportunidade de desenvolvimento" social, econômico e político para qualquer nação. A palavra "democracia" teve espaço no congresso tanto quanto as novas aplicações da web.
Quanto aos avanços técnicos, Berners-Lee explicou que o futuro é se conectar por meio do telefone celular, já que o aparelho é "muito barato nas nações em desenvolvimento" e deve funcionar como "um grande servidor" de informação e comunicação.
Diante de tal expansão de internet --descrita por Cerf como um "mundo maravilhoso para a informação"--, estes dois pioneiros lembraram a necessidade de resguardar a segurança e a privacidade.
O vice-presidente do Google defendeu a implementação de medidas tais como o controle governamental para "proteger o acesso" aos conteúdos, "a prevenção em nível tecnológico", a punição para quem cometer crimes na rede e "proteger a propriedade intelectual".
Para Berners-Lee, em uma era com "mais internet, mais velocidade e mais internautas", a informação chegará "em tempo real" a um maior espectro de população que, além disso, receberá conteúdo em suportes como telefones celulares ou em outros que ainda parecem coisa de ficção científica --um par de óculos, por exemplo.
Segundo os dois pesquisadores, este futuro de uma rede mais simples e universal é "promissor". Berners-Lee diz que a chave é "construir uma plataforma para as gerações futuras, cada vez mais aberta e comunitária", com um desenho mais simples e uma conexão "rápida e barata".
Vi aqui
Game do Exterminador do Futuro no Twitter
O quarto filme da série é passado no ano de 2018 e traz John Connor, líder da resistência humana, tentando impedir que o vilão, a Skynet e seu exército de extermidadores, destrua a raça humama.
O jogo consiste em decodificar mensagens enviadas pelos vilões do filme e ajudar o protagonista, interpretado por Christian Bale, em sua batalha.
O Twitter foi escolhido pois através dele, as pessoas poderiam interagir e, juntas, desvendar as mensagens.
Para participar, o "Twitteiro" terá de ser seguidor do profile do jogo, e se cadastrar no site da promoção. Toda vez que um usuário decodificar a mensagem ele receberá uma pontuação e será feito um ranking com os melhores soldados de Connor.
O quarto longa da série de filmes será lançada nos EUA no dia 21 de maio.
Matéria completa aqui.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Repercussão...
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Redes sociais como instrumento de comunicação corporativa
O título do post é: Crianças são alvo nas redes sociais
O fato de monitorar o que é dito sobre sua marca, seu produto ou uma idéia que sua organização defende pode render bons frutos.
A rede de restaurantes Giraffas detectou que crianças e adolescentes estavam postando, espontaneamente, vídeos imitando a dança da GiraTurma. Vendo em tal iniciativa uma oportunidade, a agência que atende a empresa propôs a criação de um concurso que premiaria as melhores danças.
De 03 a 28/05, o concurso vai premiar 17 vídeos e quem quiser pode acompanhar informações em um blog http://www.giraturma.blogspot.com/.
A campanha toda ainda tem um importante ponto de apoio: um restaurante virtual no Habbo Hotel, uma rede social para crianças também. Uma espécie de restaurante 3D na internet.
As marcas que visam ao público infanto-juvenil realmente devem começar a pensar em estratégias que as envolvam e que criem, desde já, uma conexão positiva com elas. Do contrário, será bastante complicado tê-los como consumidores futuros.
domingo, 19 de abril de 2009
Fantástico de hoje (19/04), falou sobre a utilização das Redes Sociais
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Redes sociais prejudicam senso de moralidade
A velocidade das atualizações de informações fazem com que o cérebro humano não consiga refletir sobre o que lhe é passado, assim poderia prejudicar o desenvolvimento emocional, principalmente dos jovens.
Segundo outros estudos, o cérebro humano reage mais rapidamente a sensções de dor física e demoram mais para demonstrar admiração por atos de compaixão, por exemplo.
Segundo um dos pesquisadores, Antônio Damasio, o estudo mostra a importância da diminuição da velocidade de fragmentos de informação que as pessoas obtêm hoje em dia, seja pela TV, rádio ou internet.
Ainda segundo Damasio, os seres humanos separam o bom e o mal segundo o sentimento de admiração, se o cérebro não consegue ter esse discernimento, a reflexão fica comprometida.
Para a pesquisa, voluntários ouviram histórias reais para estimular os sentimentos de admiração por atitudes ou virtudes alheias.
O estudo será publicado na próxima edição online da revista Nacional Academy of Sciences.
Matéria completa aqui.
terça-feira, 14 de abril de 2009
No Twitter, você é seguido, seguidor ou está apenas de papo?
Foi publicado no site do Compós um artigo escrito por Raquel Recuero e Gabriela Zago, intitulado Em busca das 'redes que importam': Redes Sociais e Capital Social no Twitter.
O artigo aborda os usos mais comuns da rede no Brasil. Segundo as autoras estes usuários estão ligados à conversação e informação.
No âmbito conversacional, estão inclusos valores como suporte social, laços sociais, busca de reputação e visibilidade. Já no âmbito informacional, os valores se inclinam para o acesso à informação, reputação, visibilidade, popularidade e conhecimento.
Na pesquisa que envolveu a análise de conteúdo de 622 tweets brasileiros, elas também identificaram três tipos de redes: as redes de seguidos, as redes de seguidores, e as redes de conversações.
No artigo, são abordados pontos muito interessantes para quem gosta de conhecer mais sobre o mundo das redes sociais na web. Uma leitura realmente indispensável.
Para ver as análises da autora clique aqui.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.