Depois de ser capa da Época, foi a vez do Twitter virar notícia também na revista Galileu de Abril/2009 (edição 213). Confira a matéria na integra:
“Basta você escrever algo relevante, todos os dias, de no máximo 140 caracteres”, diz o jornalista Marcelo Tas. Ele é um dos recordistas em número de followers, ou seguidores, que é como são chamados os usuários que se inscrevem no Twitter para receber essas micromensagens. No caso de Tas, são mais de 15 mil followers. Para Ralphe Manzoni Jr., editor-chefe da empresa Digital Media, a coisa não é tão simples. “Se o objetivo é manter contato apenas com os amigos, as chances de ficar conhecido são pequenas. Mas, se tiver algo a dizer e conseguir com que as pessoas influentes o sigam, as possibilidades de você deixar de ser só um anônimo virtual aumentam bastante”, afirma.
Autor do livro Anatomia da Internet e diretor da empresa MPP Solutions, Marcello Povoa concorda. “O conteúdo tem de ser relevante. Se houver interesse e credibilidade nos seus posts, você vai se transformar em um formador de opinião”, diz. Para Povoa, outras dicas importantes são “responder sempre a todas as mensagens” e nunca publicar links sem descrição”.
A ideia inicial do Twitter, que pode ser traduzido para o português como piar, assoviar, era permitir que um usuário informasse, de maneira rápida e objetiva – assim como um pio –, o que estava fazendo naquele exato momento. Não é à toa que as mensagens devem ser curtas, quase instantâneas. Atualmente, o serviço de microblog – criado por Evan Williams em agosto de 2006 – serve para tudo: de divulgar empresas a defender causas. Em pouco mais de três anos o Twitter conquistou quase 7 milhões de pessoas no mundo. A atriz Demi Moore, o escritor Paulo Coelho e a cantora Britney Spears são alguns deles. O próximo será você. (André Bernardo)
terça-feira, 7 de abril de 2009
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