quinta-feira, 30 de abril de 2009

Twitter transmite parto ao vivo

Por Eduardo Vasques
Em 19 de maio de 2008 às 09h14

-

As redes sociais estão mesmo modificando a forma de comunicação não só nas empresas, que se vêem ás voltas com as dificuldades de controlar a utilização dessas ferramentas pelos colaboradores, mas também entre os usuários comuns de tecnologia. A mais recente febre no Brasil é o Twitter, sistema de microblogging que permite ao usuário postar mensagens de até 140 caracteres – a mesma quantia que permite o sistema de SMS dos celulares.
Apesar de carecer de um modelo comercial viável e sem um rumo muito bem definido inclusive pelos seus criadores, a rede cresceu mundialmente oito vezes em apenas um ano e tem servido de canal para a divulgação de fatos e notícias. As proporções dos grandes incêndios que atingiram a Califórnia (EUA) eram narradas ao vivo por dois usuários da ferramenta (http://twitter.com/nateritter e http://twitter.com/viss). Assim como a greve dos roteiristas de Hollywood era descrita por outro. Até mesmo o terremoto que foi percebido em várias regiões do Brasil foi relatado com detalhes no sistema de microblogging.
A mais recente iniciativa diz respeito a um fato bastante particular, mas presente no cotidiano das pessoas. O mineiro Samuel Guimarães está no hospital acompanhando o nascimento do filho e narrando passo a passo o acontecimento por meio da rede social. Para ver os procedimento, é preciso acessar sua página do Twitter na rede.
Esses fatos mostram que o efeito das redes ainda não chegou ao mundo dos negócios, nas finanças das organizações, mas certamente devem se tornar algo bastante natural na rotina das pessoas.
-

quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Cliente de Twitter

Até a pouco tempo tempo atrás e não conhecia os 'clientes de Twitter'. Em resumo, são aplicativos criados a partir do twitter e em função deste. Esses aplicativos podem facilitar a vida dos usuários e complementar o programa oferecendo novos recursos, jogos, interatividade e afins. Já são muitos os clientes de Twitter. Se você quiser conhecer os mais utilizados, clique aqui. Talvez o twitter ainda não esteja gerando renda para seus criadores, mas já está gerando muito trabalho para os 'aquitetos de sistemas'.

Em breve, quando me aprofundar mais sobre o tema, trago mais informações.

domingo, 26 de abril de 2009

E a febre continua

Vejam que excelente matéria foi publicada no Caderno Digital do O Globo sobre a utilização do Twitter pelas organização na tentativa de manter uma comunicação mais próxima de seus stakeholderes e responder de forma mais imediata seus questionamentos e reclamações. A matéria cita também o exemplo da Pizza Hut que criou uma função dentro da empresa chamada "comunicador em redes sociais". O funcionário desta atividade passa o dia twittando, descrevendo tudo o que ocorre na organização e respondendo aos questionamento que surgem no microblog. Vale a pena conferir a matéria. O título é "Empresas usam Twitter como ferramenta de relações públicas e fonte de informações sobre clientes".

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Redes sociais e celulares são futuro da web", diz 'pai' da WWW

A World Wide Web nasceu há 20 anos e, embora seu crescimento tenha sido "muito rápido, seu futuro é ainda mais amplo e promissor", principalmente nas redes sociais e nos suportes móveis, afirmou seu criador, Tim Berners-Lee, nesta quarta-feira (21), durante o Congresso Internacional WWW2009, que acontece em Madri, Espanha, durante esta semana.

Em um auditório do Palácio Municipal de Congressos de Madri, repleto de especialistas em telecomunicações, o pai da rede expôs suas previsões sobre a Internet em dois âmbitos: suas aplicações em telefonia celular e o desenvolvimento de redes sociais.

Em uma sociedade que atravessa uma crise em nível global, Tim Berners-Lee disse esperar que a web 3.0 --sucessora da atual web 2.0, mãe das redes sociais-- cresça por meio de uma intercomunicação mundial sem precedentes na qual as barreiras idiomáticas serão derrubadas.

Esta ruptura fará com que a sociedade da comunicação se amplie com páginas que tenham um design mais simples, além de mais protocolos de segurança e de uma maior velocidade de acesso e download de todo tipo de arquivo.

Entretanto, Berners-Lee estima que, da forma como a internet se desenvolve atualmente, analisar seu futuro chega a ser um atrevimento --ideia compartilhada pelo vice-presidente do Google, Vinton Cerf.
Web e desenvolvimento mundial

Durante entrevista conjunta concedida na abertura do www2009, que termina na sexta-feira, Berners-Lee e Cerf contaram que, para eles, a web representa "a oportunidade de desenvolvimento" social, econômico e político para qualquer nação. A palavra "democracia" teve espaço no congresso tanto quanto as novas aplicações da web.
Quanto aos avanços técnicos, Berners-Lee explicou que o futuro é se conectar por meio do telefone celular, já que o aparelho é "muito barato nas nações em desenvolvimento" e deve funcionar como "um grande servidor" de informação e comunicação.

Diante de tal expansão de internet --descrita por Cerf como um "mundo maravilhoso para a informação"--, estes dois pioneiros lembraram a necessidade de resguardar a segurança e a privacidade.

O vice-presidente do Google defendeu a implementação de medidas tais como o controle governamental para "proteger o acesso" aos conteúdos, "a prevenção em nível tecnológico", a punição para quem cometer crimes na rede e "proteger a propriedade intelectual".

Para Berners-Lee, em uma era com "mais internet, mais velocidade e mais internautas", a informação chegará "em tempo real" a um maior espectro de população que, além disso, receberá conteúdo em suportes como telefones celulares ou em outros que ainda parecem coisa de ficção científica --um par de óculos, por exemplo.
Segundo os dois pesquisadores, este futuro de uma rede mais simples e universal é "promissor". Berners-Lee diz que a chave é "construir uma plataforma para as gerações futuras, cada vez mais aberta e comunitária", com um desenho mais simples e uma conexão "rápida e barata".

Vi aqui

Game do Exterminador do Futuro no Twitter

Tendo como base o lançamento do quarto filme da série "O Exterminador do Futuro", "Terminator Salvation", a Sony irá lançar um game, baseado no filme, para o Twitter.

O quarto filme da série é passado no ano de 2018 e traz John Connor, líder da resistência humana, tentando impedir que o vilão, a Skynet e seu exército de extermidadores, destrua a raça humama.

O jogo consiste em decodificar mensagens enviadas pelos vilões do filme e ajudar o protagonista, interpretado por Christian Bale, em sua batalha.

O Twitter foi escolhido pois através dele, as pessoas poderiam interagir e, juntas, desvendar as mensagens.

Para participar, o "Twitteiro" terá de ser seguidor do profile do jogo, e se cadastrar no site da promoção. Toda vez que um usuário decodificar a mensagem ele receberá uma pontuação e será feito um ranking com os melhores soldados de Connor.

O quarto longa da série de filmes será lançada nos EUA no dia 21 de maio.

Matéria completa aqui.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Repercussão...

Então... Como dissemos aqui, as redes sociais foram estrelas de uma matéria no fantástico do último domingo. Na telinha, o assunto acabou ali. Porém, nas redes, principalmente no twitter, a repercussão foi enorme. Vários profiles novos apareceram... E como o twitter baleiou, viu? Em pleno domingo a noite. E o engraçado que muitos desses novos twitters ainda tem uma ligação muito forte com orkut. Digo isso pois a maioria das pessoas que passaram a me seguir pós-fantástico colocaram naquele espaçozinho para página da web no profile, o perfil do orkut!



Esse site foi criado para descobrir se profiles foram criados no twitter antes ou depois da matéria veiculada no fantástico. Exagero? Fim dos tempos? São perguntas que eu faço....

O @leopalagi, que participou da reportagem do fantástico, postou no youtube esse vídeo com os bastidores da reportagem. Câmera escondida mesmo... Pena que ele foi descoberto.

O Dicas blogger fez um post com dicas para novatos dessa rede.

Dicas para iniciantes sobre o que é o twitter.

Eu torço muito pela popularização do twitter. E que as pessoas que chegam tragam bons conteúdos e boas discussões. Lá no fundo, tenho o mesmo medo dos mais radicais, de que a rede fique lotada de miguxos, como aconteceu no orkut.
Torço mais ainda para que as empresas percebam rapidinho o potencial dessa nova ferramenta e dê muito marerial para enriquecer o nosso projeto. ;)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Redes sociais como instrumento de comunicação corporativa

Como já dissemos anteriormente, o nosso projeto buscará explicar como as empresas estão utilizando as redes sociais como um novo instrumento de comunicação com os seus stakeholders. Então, trago hoje um exemplo de aplicação estratégica deste meio, publicada no blog MLOG.

O título do post é: Crianças são alvo nas redes sociais

O fato de monitorar o que é dito sobre sua marca, seu produto ou uma idéia que sua organização defende pode render bons frutos.

A rede de restaurantes Giraffas detectou que crianças e adolescentes estavam postando, espontaneamente, vídeos imitando a dança da GiraTurma. Vendo em tal iniciativa uma oportunidade, a agência que atende a empresa propôs a criação de um concurso que premiaria as melhores danças.

De 03 a 28/05, o concurso vai premiar 17 vídeos e quem quiser pode acompanhar informações em um blog http://www.giraturma.blogspot.com/.

A campanha toda ainda tem um importante ponto de apoio: um restaurante virtual no Habbo Hotel, uma rede social para crianças também. Uma espécie de restaurante 3D na internet.

As marcas que visam ao público infanto-juvenil realmente devem começar a pensar em estratégias que as envolvam e que criem, desde já, uma conexão positiva com elas. Do contrário, será bastante complicado tê-los como consumidores futuros.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Redes sociais prejudicam senso de moralidade

Segundo estudo de um grupo de neurocirurgiões da universidade da Carolina do Sul (EUA), a velocidade das informações recebidas através de redes sociais como Twitter e Facebook, prejudicam o senso de moralidade dos jovens.

A velocidade das atualizações de informações fazem com que o cérebro humano não consiga refletir sobre o que lhe é passado, assim poderia prejudicar o desenvolvimento emocional, principalmente dos jovens.

Segundo outros estudos, o cérebro humano reage mais rapidamente a sensções de dor física e demoram mais para demonstrar admiração por atos de compaixão, por exemplo.

Segundo um dos pesquisadores, Antônio Damasio, o estudo mostra a importância da diminuição da velocidade de fragmentos de informação que as pessoas obtêm hoje em dia, seja pela TV, rádio ou internet.

Ainda segundo Damasio, os seres humanos separam o bom e o mal segundo o sentimento de admiração, se o cérebro não consegue ter esse discernimento, a reflexão fica comprometida.

Para a pesquisa, voluntários ouviram histórias reais para estimular os sentimentos de admiração por atitudes ou virtudes alheias.

O estudo será publicado na próxima edição online da revista Nacional Academy of Sciences.

Matéria completa aqui.

terça-feira, 14 de abril de 2009

No Twitter, você é seguido, seguidor ou está apenas de papo?

Foi publicado no site do Compós um artigo escrito por Raquel Recuero e Gabriela Zago, intitulado Em busca das 'redes que importam': Redes Sociais e Capital Social no Twitter.

O artigo aborda os usos mais comuns da rede no Brasil. Segundo as autoras estes usuários estão ligados à conversação e informação.

No âmbito conversacional, estão inclusos valores como suporte social, laços sociais, busca de reputação e visibilidade. Já no âmbito informacional, os valores se inclinam para o acesso à informação, reputação, visibilidade, popularidade e conhecimento.

Na pesquisa que envolveu a análise de conteúdo de 622 tweets brasileiros, elas também identificaram três tipos de redes: as redes de seguidos, as redes de seguidores, e as redes de conversações.

No artigo, são abordados pontos muito interessantes para quem gosta de conhecer mais sobre o mundo das redes sociais na web. Uma leitura realmente indispensável.

Para ver as análises da autora clique aqui.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

O dia que a Vivo, morreu

Já comentamos aqui, como a empresa Vivo tem muita presença em redes sociais e valoriza o usuário conectado, através de campanhas publicitárias e outras ações na própria rede.

Na semana passada, aqui em Minas Gerais, os usuários da Vivo tiveram um problema de instabilidade no sinal, que passou a ser relatado pelos afetados na redes sociais, principalmente no Twitter. Vendo isso, a Vivo logo se pronunciou através do seu blog nesse post e, ao citar que estava divulgando um pronunciamento oficial no blog graças aos comentários que rolaram na rede, valorizou muito, e de maneira inteligente, a voz daqueles que se manifestaram.

Em outro posts, a Vivo manteve os usuários informados sobre o acontecimento, divulgando um comunicado oficial da empresa. 

Parabéns pela atitude da empresa!

A força das redes sociais - Dez motivos para participar

Neste post aqui contei dez motivos que B. L. Ochman - especialista em mídias sociais - defendeu para que uma organização não entre para a blogosfera. Então, eis que me deparo com um material que mostra o outro lado daquela ideia colocada na lista anterior, com dez razões para uma empresa participar de redes sociais
A lista foi postada no blog A Quinta Onda e você poderá conferir quais os tópicos levantados, logo abaixo:

1- Acesso fácil e rápido ao conhecimento
2- O Ser Humano adora rede social
3- A inovação aparece
4- Quebra da barreira geográfica
5- Quebra da barreira hierárquica
6- Comunicação direta sem intermediários
7- Identidade pessoal
8- Referências
9- Política de portas abertas
10- Tecnologia simples e fácil

Os benefícios são muitos e as empresas já perceberam isso e vem buscando esse resultado. Porém, a dúvida que fica, é se as ações realizadas são feitas de forma estratégica e planejada ou são negligenciadas devido a informalidade das redes. 
As organizações devem pensar estrategicamente como proceder dentro de uma rede social, por ser um ambiente delicado com um público muito exigente. Um passo em falso, pode gerar comentários negativos em relação aquilo que foi dito, e trazer consequencias negativas, deivdo a força que essas redes tem.

domingo, 12 de abril de 2009

Virou notícia também na Istoé

Com o título "Meu mundo em 140 caracteres" a rede de microblogs, Twitter, foi assunto para matéria de duas páginas também na revista Istoé (25/fev/2009).

Confira os trechos mais interessantes:

"Recentemente, o site ultrapassou a marca de um bilhão de mensagens - muitas delas disparadas de computadores e celulares de São Paulo, que, segundo o jornal britânico
The Times, é a quarta cidade do planeta em número de usuários, atrás apenas de Londres, Nova York e São Francisco."

"O empresário carioca Fábio Seixas, por exemplo, o utiliza como suporte para metas comerciais. Sócio do portal Camiseteria.com, Seixas comemora melhoria nas vendas e mais integração com os clientes graças a nova ferramenta. 'Ele gera mais visitas até que o Orkut. Mais do que um retorno em vendas, o melhor é o feedback dado pelos clientes quando compram nossos produtos', diz Seixas."

"A velocidade é justamente um dos grandes atrativos do Twitter."

"De acordo com o consultor de conteúdos para portais brasileiros, Zander Catta Preta, nada no blog remete a um site de relacionamentos, a não ser o fato de adicionar amigos. 'É mais um local de compartilhamento de informação instantânea', afirma o twitteiro."

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Impressões de um astronauta "Twitteiro"

O astronauta Mike Massimino irá relatar suas experiências durante o treinamento na NASA via Twitter.

Mike viajará no dia 12 de Maio com a missão de fazer reparos no telescópio Hubble.

O perfil pessoal de Massimino já é acompanhado por 5.000 "Twitteiros", que já acompanham alguns posts relacionados ao treinamento do astronauta. Não foi divulgado de haverão postagens quando Mike estiver no espaço.

A NASA já havia utilizado o microblog para relatar as atividades de sonda Phoenix em Marte.

Agora, tudo muito lindo, muito hipermoderno, mas, será que os posts de Massimino serão filtrados pela NASA? Será que ele poderá postar o que bem entender sobre seus treinamentos?

Acho que não. O que na verdade é algo mediado, nunca poderá expressar realmente as impressões do Astronauta Mike.

Afinal, as redes sociais "forjam laços" e, na realidade, como já foi postado anteriormente, neste mesmo Blog, por Rute Faria: Nunca se sabe se quem está do outro lado é um cachorro.

Para ler mais sobre o assunto:

Matéria da Folha de São Paulo

Matéria da Veja

terça-feira, 7 de abril de 2009

Como fazer para o seu Twitter bombar na internet....

Depois de ser capa da Época, foi a vez do Twitter virar notícia também na revista Galileu de Abril/2009 (edição 213). Confira a matéria na integra:

“Basta você escrever algo relevante, todos os dias, de no máximo 140 caracteres”, diz o jornalista Marcelo Tas. Ele é um dos recordistas em número de followers, ou seguidores, que é como são chamados os usuários que se inscrevem no Twitter para receber essas micromensagens. No caso de Tas, são mais de 15 mil followers. Para Ralphe Manzoni Jr., editor-chefe da empresa Digital Media, a coisa não é tão simples. “Se o objetivo é manter contato apenas com os amigos, as chances de ficar conhecido são pequenas. Mas, se tiver algo a dizer e conseguir com que as pessoas influentes o sigam, as possibilidades de você deixar de ser só um anônimo virtual aumentam bastante”, afirma.

Autor do livro Anatomia da Internet e diretor da empresa MPP Solutions, Marcello Povoa concorda. “O conteúdo tem de ser relevante. Se houver interesse e credibilidade nos seus posts, você vai se transformar em um formador de opinião”, diz. Para Povoa, outras dicas importantes são “responder sempre a todas as mensagens” e nunca publicar links sem descrição”.

A ideia inicial do Twitter, que pode ser traduzido para o português como piar, assoviar, era permitir que um usuário informasse, de maneira rápida e objetiva – assim como um pio –, o que estava fazendo naquele exato momento. Não é à toa que as mensagens devem ser curtas, quase instantâneas. Atualmente, o serviço de microblog – criado por Evan Williams em agosto de 2006 – serve para tudo: de divulgar empresas a defender causas. Em pouco mais de três anos o Twitter conquistou quase 7 milhões de pessoas no mundo. A atriz Demi Moore, o escritor Paulo Coelho e a cantora Britney Spears são alguns deles. O próximo será você. (André Bernardo)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sinais de que o Twitter te pegou de jeito

Veja esse post sobre como você percebe que o twitter já dominou sua vida!
Como descobri? Via @mapher.

Adorei!

Nas redes sociais, consumidor é superstar

Nas redes sociais, o consumidor é um superstar, que demanda a atenção especial das empresas e dos publicitários.

Para fazer uma campanha nas redes sociais, não adianta apenas ter uma ideia, mostrar ao consumidor e esperar que ele compre produto. É preciso interagir com esse consumidor, na opinião de Adilson Batista, vice-presidente executivo da Wunderman, e Paulo Sanna, diretor de criação da McCann Erickson.

Batista e Sanna participaram do painel A publicidade e as redes sociais, no seminário INFO O Poder das Redes Sociais, realizado nesta segunda-feira (30) em São Paulo. A discussão foi mediada pela editora Daniela Moreira, da INFO Online.

“Na mídia social, quando o filho nasce, ele precisa ter contato com os pais sempre, senão o projeto naufraga”, diz Sanna. Ele conta que a McCann Erikson fez uma campanha para a Chevrolet em redes sociais, em que os participantes compartilhavam histórias de viagens de carro.

Um dos blogueiros que participava do projeto da Chevrolet, que era brasileiro, gravou um conteúdo em um pen drive, que colocou dentro de uma garrafa e a lançou no mar. Um ano depois, na semana passada, um pescador encontrou a garrafa, passou para seu sobrinho. "Agora a agência já está explorando esse material, com uma equipe que já está pronta”, diz.

Para a Caipiroska Smirnoff, a Wunderman criou um aplicativo chamado Churraskeiro, oferecido em diversas redes como MySpace e Facebook. O resultado foi um aumento real de vendas da bebida, segundo Batista. “Mas uma campanha em redes sociais não se mede como um banner, como na mídia tradicional. É preciso olhar o impacto no negócio como um todo”, diz.

A empresa deve evitar entrar na rede social só para fazer um spam de conteúdo, diz Batista. “A marca vai ser expurgada e a campanha terá o efeito contrário imediatamente. A melhor forma de ter sucesso é encontrar um jeito de ter interação com o público, usar o ambiente para entender o que ele quer.”

Além disso, é preciso que o projeto tenha uma equipe preparada para garantir esse relacionamento. “Parece simples, mas sem essa estrutra, a campanha pode ser um fiasco”, diz Sanna.

De uma forma geral, as empresas ainda estão tentando entender como funciona a interação com as pessoas nas redes sociais, diz Bastista, da Wunderman. Segundo ele, a maioria das ações nas mídias sociais ainda está focada no público jovem, que é heavy user de internet, e os geeks, fãs de tecnologia. “Mas não é somente o jovem que utiliza internet. Então, provavelmente será possível no futuro amplificar essas ações para outros segmentos.”

Vi aqui.

Internet: a arma do consumidor

27 de janeiro de 2009 às 12h34
-
Um alerta aos fabricantes ou fornecedores de produtos e serviços: o consumidor está de olho e a internet tem ajudado na tomada de decisões antes de fazer uma compra. Levantamento realizado pelo Ibope Inteligência revela o fenômeno dos consumidores 2.0. Cerca de 46% dos internautas leem comentários de outros usuários antes de ir às compras, 20% deles postam opiniões sobre produtos ou serviços com frequência e 57% fizeram isso pelo menos uma vez.

O Ibope esclarece que os dados não refletem o perfil médio do internauta brasileiro, pois a pesquisa foi realizada durante a Campus Party, evento de tecnologias digitais realizado na semana passada em São Paulo. Na ocasião, o instituto ouviu 600 participantes e constatou que mais de 90% deles estão envolvidos com tecnologias colaborativas, seja como consumidores ou produtores de conteúdo. Apesar de constituírem um outro perfil, os “geeks” da feira indicam o que deve se massificar futuramente.

“Embora não seja representativo do internauta brasileiro em geral, esse levantamento permitirá aperfeiçoar uma metodologia de classificação de hábitos e atitudes em relação à mídia social e às motivações que levam as pessoas a criar conteúdo compartilhado, seja para diversão ou para expressar opiniões sobre marcas, produtos e até candidatos políticos”, afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência.
-
Perfil dos Geeks
As principais conclusões do estudo:

* 87% dos entrevistados têm perfil em algum site de relacionamento e, deste total, 17% atualizam o perfil pelo menos uma vez por dia. Diariamente, 34% deixam mensagens ou imagens no perfil de outras pessoas.
* 91% dos entrevistados possuem interesse em blogs, mas apenas 31% declaram ser autores de um blog.
Cerca de 21% dos entrevistados contribuem diariamente para algum fórum de discussão e 57% visitam estes fóruns pelo menos uma vez por semana, 16% o fazem várias vezes ao dia.
* 36% dos entrevistados já contribuíram pelo menos uma vez na edição de artigos em Wikis e 87% utilizam Wikis como fonte de informação sobre diversos assuntos, que inclui empresas, produtos, etc.
* 50% dos entrevistados já fizeram tags para outras páginas da web e 28% utilizam tecnologias RSS com frequência diária.
* O Twitter é utilizado por 24% dos entrevistados, mas a freqüência de acompanhamento chega a “várias vezes ao dia” por parte de 11% deles.
* Diversão (29%), desenvolvimento profissional e vantagens financeiras (25%) e aprendizagem e educação (24%) são principais motivações para usar a rede. Cerca de15% dos entrevistados afirmam utilizar essas tecnologias para “ajudar os outros e/ou a comunidade”.
-*-
Fonte:

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Você tem uma pequena empresa?

Então, leia a matéria abaixo que foi replicada do Info Abril e saiba como utilizar o Twitter a seu favor:


Pesquisa mostra que pequenas empresas são mais adeptas à rede social, e já economizam com ela

Uma pesquisa identificou que as pequenas empresas estão utilizando mais o Twitter como uma ferramenta de negócios do que as grandes corporações.

De acordo com um artigo publicado no Financial Times, um estudo realizado pela O2, operadora móvel do Grupo Telefônica na Europa, mostrou que há 700 mil pequenas empresas utilizando a rede social para os negócios. Elas mandam cerca de 3 milhões de mensagens todos os dias.

O motivo principal é a redução de custos – 16% das empresas disseram ter economizado até 5 mil libras em verbas de marketing e contratação de pessoal. Um terço delas afirmou ter conseguido uma economia de até mil libras desde que entraram no Twitter.




Twitteiros patrocinam andarilho inglês

Bom, muito ja foi falado sobre o Twitter, mas, falar que o Twitter era um instrumento para fazer com que alguem viajasse o mundo, ainda não havia sido cogitado.

O inglês Paul Smith, 33, apelidado de "Twitchhiker" (neologismo a partir do nome do microblog e da palavra "hiker", que significa caminhante), viajou por vários lugares do mundo utilizando apenas donativos de usuários do Twitter.

Smith escreveu em seu blog que o Twitter mostrou como a bondade é universal, e que a união através das redes sociais levadas a vida real podem nos levar a qualquer lugar.

O "Twitchhiker", passou por Holanda, Alemanha, França, EUA e Nova Zelândia. As passagens, estadias. Smith gastou dinheiro com necessidades particulares.

No final da sua viagem, a saga de Smith arrecadou R$16,6 mil que foram repassados a projetos de caridade.

Para ler mais sobre "Twitchhiker", leia matéria completa na Folha Online.

Acesse também o perfil de Paul Smith no Twitter.