domingo, 8 de março de 2009

10 razões para não blogar

Desde quando comecei a pesquisar o universo das empresas nas redes sociais, sempre encontrei dicas de sucesso, motivos para blogar e fazer parte desse meio.

Essa semana, a Rute compartilhou comigo um notícia onde B.l. Ochman - especialista em mídias sociais - publicou 10 razões para uma empresa não blogar. Ao analisar o conteúdo, acabamos vendo dicas de atitudes e ações que todo blog corporativo deve ter para ser um sucesso e não figurar um entre aquelas milhões que não tem leitores. Veja a lista abaixo, em uma tradução livre.


1- É garantido que a maioria dos blogs que as companhias desejam criar entre para a rede de milhões de blogs sem leitores. Por quê? Eles são chatos.

2- Um blog deve ter uma voz pessoal. Se você se apresenta com uma voz muito corporativa, ninguém vai te ler.

3- Você precisa de conteúdo original. A blogosfera já tem muito eco. O que você pode acrescentar que seja original? Ou signifique mais do que aquilo que é falado sobre o seu negócio?

4- Blogar exige tempo - muito tempo! Digamos que o seu CEO seja um bom escritor. E vamos dizer que ele vai escrever sobre aquilo que as pessoas querem ler e não só sobre o que a empresa quer dizer. E ele tem pouco tempo para postar durante a semana. Fazer um post de qualidade gasta de duas a quatro horas.

5- Você precisa ler constantemente para ser um bom blogueiro. Isso inclui blogs, mas também outras mídias fora da blogosfera. Assim, você pode manter seus leitores informados.

6- Um blog não pode substituir as campanhas de marketing. É simplesmente uma parte potencial dessas campanhas.

7- Um blog não é substituto de propagandas - se você precisa encher um novo hotel ou vender um produto em uma determinada data, fará propagandas.

8- Um blog não apresenta resultados em pouco tempo - eles aparecem em um longo prazo.

9- Blog não é barato. Um bom blog exige suporte de programação, um designer gráfico para que ele faça parte da identidade visual da companhia, um talentoso e dedicado escritor ou editor.

10- Você precisa direcionar tráfico para o seu blog. E existem várias maneiras de fazer isso. Todas elas exigem tempo e dinheiro.

* Com a publicidade em blogs você pode ter nichos incrivelmente específicos de custo-benefício. Também com a divulgação em blogs com temas semelhantes aos seus, compra de links patrocinados e inclusão de propagandas em sites da web.

* Promoção - você pode direcionar o tráfego para seu blog com marketing viral, participação em grupos de discussões sobre temas relacionados e uso das diversas possibilidades que a web 2.0 oferece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário