domingo, 29 de março de 2009

"Na internet ninguém sabe que você é um cachorro"

Será mesmo que não?

Em minhas leituras para realização desse trabalho, tenho observado que autores como Manuel Castells e Nichola Negroponte citam um famoso cartoon publicado no "The New Yorker" em 5 de julho de 1993. Foi então que tive a curiosodade de pesquisar sobre esse cartoon e colocá-lo aqui no nosso blog.


No livro: "A Vida Digital", Negroponte concorda com essa visão e ainda reitera que deveria ser acrescentado à tirinha o fato de que as pessoas também não saberiam onde você está. Manuel Castells, por sua vez, defende que esta ideia está defasada. Para ele, os "cidadãos online" estão cada vez mais exigentes e isso faz com que a tranparência seja cada vez mais necessária nas redes sociais.


E sua empresa? Concorda com a tirinha? Será mesmo que se ela for "um cachorro" ninguém vai saber?

Como tudo na vida digital, as concepções e ideologias também sofrem mudanças. A Internet, que nem foi criada com o intuito empresarial, hoje é fonte de renda para muitos. Os computadores , que antes eram considerados equipamentos sem utilidade doméstica - a IBM, por exemplo, estimava que em 2000 exitiriam apenas 5 computadores no mundo - hoje são equipamentos essenciais na sociedade. E para quem pensava que a internet seria apenas uma interface para brincar de esconde esconde, é bom ficar atento às mudanças. A Web também está promovendo uma nova era na comunicação, e, a transparência, tem sido a palavra-chave para que essa mudança aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário