sábado, 21 de março de 2009

Redes Sociais exigem planejamento

De acordo com especialistas, antes de entrar no universo web 2.0 as empresas precisam diagnosticar como a marca está na web e manter política constante de relacionamento.

 

Durante cerca de 22 horas em que o internauta brasileiro está online, seis horas são destinadas para as redes sociais, sendo que 80% dos internautas brasileiros acessam sites de relacionamento, conta Paulo Castro, diretor geral do portal Terra. Neste cenário, é vital que as empresas pensem nas mídias sociais como oportunidades de negócios e ferramentas de relacionamento com os clientes, afinal, é lá que os consumidores estão – e consequentemente, a reputação de sua marca.

Para discutir o assunto, além de Castro, os executivos Eduardo Vasques, redator de criação da TV1 e especialista em mídias digitais e web 2.0, Hugo Godinho, diretor de comunicação integrada da In Press Porter Novelli, e Edney Souza, diretor de operações da Polvora! Comunicação se reuniram no painel 'O Poder das Redes Sociais', realizado durante o evento Web Expo Forum, evento promovido pela TI Inside, Teletime e Tela Vida.

Segundo Vasques, para entrar nas redes sociais as empresas precisam ter transparência, relacionamento e diálogo constante com os seus usuários. “Antes de entrar na web 2.0 é preciso também diagnosticar o atual momento da marca na Internet, e identificar o que, quem, como e para quem sua marca irá falar”, defende o especialista.

A opinião é endossada por Godinho, da In Press Porter Novelli, que defende que não existe fórmula pronta para uma empresa ter sucesso na web 2.0, já que “cada caso é um caso”, como afirma o especialista. Souza, da Polvora! Comunicação, também defende que entender os canais é complexo, e por isso é preciso maturidade para utilizar com sucesso as novas plataformas. “É preciso ter a ferramenta, o conteúdo e a estratégia”, afirma o executivo, lembrando que nada adianta desenvolver a estratégia se os resultados não forem monitorados.

Outro ponto importante, apontado por Vasques, é o fato de que o novo consumidor 2.0 que interagir com a empresa, participar do processo de criação e até mesmo do desenvolvimento dos produtos da empresa. Assim, além de diálogo, a produção constante de conteúdo relevante ao seu público alvo é fundamental.

Compartilhando esse pensamento, em sua apresentação, Castro defendeu que as redes sociais aumentam a interação com os consumidores, e que por isso o portal Terra utiliza as redes sociais para gerar uma maior distribuição de conteúdo e o aumento da audiência. “Tanto que disponibilizamos aplicativos do Terra no Orkut e no Facebook, permitindo a recomendação e a colaboração”, afirma o executivo.

De acordo com Castro, com o cenário atual nunca foi tão fácil fazer publicidade online, e é possível até mesmo monetizar as oportunidades abertas pelas redes sociais. Por exemplo, o executivo conta que o Terra acaba de lançar a EZTarget Media, solução que agrega a audiência de espaços publicitários por target e categoria, com a utilização das mídias sociais para aumentar a audiência e o conteúdo.

Finalizando o painel, Castro deu a dica para as empresas que ainda tem receio de entrar no universo web 2.0: “às vezes as empresas não aproveitam as facilidades das redes sociais por medo de não controlar o conteúdo e a interação com os internautas. Mas, participar do controle da informação, reconhecendo oportunidades e até mesmo revertendo posições desfavoráveis, é mais precioso do que não ter controle nenhum sobre o que se fala nessas plataformas”.


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