-
De cada dez internautas brasileiros, oito utilizaram redes sociais e blogs no ano passado - o que faz do País líder em utilização dessas ferramentas. É o que conclui o instituto de pesquisa Nielsen em um estudo realizado em nove países sobre o fenômeno da web 2.0 e divulgado na última segunda-feira (09/03). Em todo o mundo, 67% dos internautas utilizam esses sites – contra 61% um ano antes.
O relatório conclui ainda que as redes sociais e os blogs estão em quarto lugar no ranking de popularidade da internet, à frente dos serviços de e-mail. Nas primeiras colocações, estão os buscadores, portais e serviços de download de software.
“Redes sociais se tornaram parte fundamental da experiência on-line global”, observa John Burbank, CEO da Nielsen Online. “Embora dois terços da população mundial on-line já acesse esses sites, sua adoção é vigorosa e não mostra sinais de diminuir com o tempo”.
Como resultado, as empresas devem se atentar ao movimento que acontece na internet. “Redes sociais vão continuar a alterar não só a paisagem global on-line, mas a experiência dos consumidores em geral. Este estudo explica o porquê”, alerta Burbank.
Um quarto do tempo
Os usuários do Brasil também lideram o ranking de permanência nesses sites. Enquanto nos demais países abrangidos pela pesquisa, a média de tempo gasto em redes sociais e blogs é de um em cada onze minutos on-line, os internautas brasileiros ficam 23,1% do tempo em sites como Orkut – o mais popular por aqui, utilizado por 70% do público nacional.
No restante do mundo, o Facebook é o de maior abrangência. Cerca de 30% dos usuários de redes sociais navegam pelo site. Além disso, a maioria dos novos usuários – cerca de 11,3 milhões – tem entre 35 e 49 anos.
-
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário