terça-feira, 17 de março de 2009

Por que escolhemos esse tema?

O texto abaixo, retirado do site Nós da Comunicação e escrito por Pollyana Ferrari, expõe as razões que nos levaram a direcionar o tema do nosso projeto para as mídias sociais. O último parágrafo do texto então, é a chave para responder essa pergunta. Acompanhe:


A força da mídia gerada pelo consumidor

Consumer-Generated Media (CGM) ou Mídia Gerada pelo Consumidor é um termo utilizado para descrever o conteúdo que é criado e divulgado pelo próprio consumidor. Na internet, a CGM está presente em comentários, fóruns, listas de discussão, blogs, fotologs, comunidades e sites participativos, como YouTube, Wikipédia, Myspace, Flickr etc.

Os consumidores utilizam todas as ferramentas disponíveis (messenger, blogs, e-mails, celulares para divulgar experiências pessoais e opiniões com relação aos produtos e serviços e às empresas e notícias. O Grupo Lance!, por exemplo, anunciou, no dia 2 de outubro, o lançamento do Lance! Activo 2.0, a rede social de usuários do portal esportivo Lancenet!. Apostando no futebol como carro-chefe, o Lance! Activo 2.0 reúne ferramentas e funcionalidades como blogs, upload de fotos, vídeos e sons, além de um termômetro indicando quais os times mais amados e os menos admirados pelos usuários. Quando o usuário se cadastra, ele indica seu time e também um time que não gosta. Isso gera uma espécie de placar dos times mais amados e dos mais odiados – explica Paulo Henrique Ferreira, gerente de produto do Lancenet!.

Para Danah Boyd, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, considerada a sacerdotisa da web 2.0, que esteve no Brasil em outubro de 2008 para participar do Simpósio Digital Age 2.0, as redes sociais estão baseadas em torno dos perfis. Ou seja, da página individual – um espaço vivo, recheado de fotos, vídeos, mp3 e uma lista enorme de amigos, todos querendo compartilhar sonhos, amizades, conhecimentos. Raramente querem conversar ou compartilhar com estranhos, pois eles gostam de trocar ‘figurinhas’ com seus pares, acredita Danah.

Como diz Manoel Lemos, do BlogBlogs, um dos maiores sites de indexação, ranking e busca de blogs, “se você quer dizer algo, use a mídia tradicional, mas se sua empresa quer iniciar uma conversa, chegou a hora de pensar em ter um blog”. Por isso, aguce os sentidos e comece a gastar mais tempo assimilando e entendendo as manias, os estilos e as propostas das redes sociais. Somos líderes no Orkut, com 51,25%, além de ficarmos em primeiro lugar em upload de vídeo, com 68,3%. Números que merecem nossa atenção diária!

Pollyana é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web

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